domingo, 2 de janeiro de 2011

2011 é de quem planejar!

Há quase um ano, escrevi um artigo para o site da revista Tudo Perto, da Vera Millman, onde dei algumas dicas para quem quisesse começar a elaborar seu planejamento financeiro pessoal. O artigo foi bastante visitado durante o ano, por isso estou reeditando abaixo, adaptado para o ano de 2011.

2011 é de quem planejar

Para quem durante a época de final de ano se propôs a melhorar sua condição financeira durante o ano de 2011, seja liquidando suas dívidas, seja começando a poupar, ou então realizar o sonho da casa própria, estaremos a partir desta edição e durante o ano de 2011, auxiliando a todos com artigos e dicas relacionados à economia e finanças pessoais.

Quando falamos em finanças pessoais, estamos diretamente tratando sobre planejamento financeiro pessoal ou familiar.

Desta forma, é necessário que façamos em um caderno, uma planilha eletrônica ou a forma que mais agradar a cada um de nós, um controle de tudo aquilo que gastamos e que recebemos, com objetivo de sabermos onde está indo nosso dinheiro, e principalmente, planejarmos os próximos meses. Fazendo isso, poderemos aproveitar melhor nosso salário, e ao planejar as compras, poderemos aproveitar as promoções que ocorrem durante todo o ano.

Comece a criação do seu controle financeiro, anotando as principais despesas mensais como aluguel ou financiamento da moradia, condomínio, energia elétrica, telefone, supermercado, assinaturas de jornais e revistas, internet, cursos, faxineira, financiamento de veículo, despesas com veículo, seguros, planos de saúde, almoços e jantares em restaurantes. Anote tudo aquilo que é gasto durante o mês. Caso você nunca havia feito isso, vai se surpreender ao visualizar para onde está indo seu salário.

O primeiro planejamento pode ser feito com base no mês que passou. Por exemplo, se você está começando agora, busque extratos do mês de dezembro, fatura do cartão de crédito, e tente relembrar tudo que pagou em dinheiro. Anote tudo para o mês de dezembro e repasse para o mês de janeiro os mesmos valores, efetuando algum ajuste se necessário. Faça isso durante dois ou três meses, e aí crie seu orçamento anual. Faça o mesmo para todos os meses do ano.

Não esqueça de incluir em seu controle, despesas como IPTU, IPVA, férias, viagens, material escolar, matrículas escolares, Páscoa, dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, despesas extras com Natal e Ano Novo. É interessante definirmos valores antes das datas chegarem, pois desta forma poderemos comprar inclusive mais barato vários itens. Ninguém deixa de dar um presentinho em todas as datas citadas acima não é mesmo, então porque não planejar e pagar mais barato?

Esta época de início de ano é bem conhecida pelas grandes e mega liquidações efetuadas pelas grandes varejistas. Estas podem ser muito bem aproveitadas por quem se planejou durante meses anteriores, e que vai comprar aquilo que realmente precisa. O que não pode ocorrer, e que normalmente acaba ocorrendo, é a compra de itens pelo simples fato que estão muito baratos, e acabarão não sendo usados. O dinheiro gasto poderia estar rendendo juros, para depois de algum tempo, poder auxiliar na aquisição de um bem mais necessário. Para quem usa corretamente o controle/planejamento financeiro, isso dificilmente ocorre.

Comece a planejar hoje, não deixe para outra hora. O ano de 2011 está iniciando, você pode começar com o pé direito planejando seus gastos, e terminá-lo mais rico do que começou. Quem o fez no ano passado, já deve estar percebendo a diferença...

2 comentários:

  1. Prezado Conterrâneo Márcio

    É exatamento isso que tem que ser feito, tal como está escrito, com todas as letras no teu chasque.

    Aproveito pra te desejar um baita ano de 2011.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog Márcio!

    Temos dicas bem interessantes também no nosso espaco para investidores: http://encontrodeinvestidoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir